Cirurgia íntima

A cirurgia íntima, também conhecida como labioplastia ou ninfoplastia, é o procedimento realizado para tratar, principalmente, problemas de saúde ou melhorar a aparência na área genital. Sobretudo, a insatisfação estética pode ser decorrente de alterações durante a gravidez ou na menopausa, bem como por sentir dores e dificuldades durante o sexo. Portanto, esse tipo de cirurgia eleva a autoestima, faz com que se sintam melhor com o próprio corpo, aumenta a libido, assim como o prazer sexual.

 

Existem alguns tipos de cirurgia íntima, como:

 

  • Monte de Vênus volumoso: quando a vulva da mulher é muito grande, alta ou larga por conta do acúmulo de gordura. Nesse sentido, é indicada a lipoaspiração da região. Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada com anestesia local e dura cerca de 40 minutos;

 

  • Aumento dos grandes lábios: esse procedimento é feito por meio de enxerto de uma região do corpo da própria paciente. Em seguida é inserido nos grandes lábios vaginais para, então, restaurar o volume e recuperar a anatomia. É feita com anestesia local, dura cerca de 40 minutos e tem recuperação de, em média, 7 dias;

 

  • Redução dos pequenos lábios: é realizada quando a mulher possui os pequenos lábios, de fato, maiores do que os grandes. Assim, é retirada uma porção de pele, geralmente a que está escurecida, com anestesia local e sedação. Portanto, dura, em média, 45 minutos.

 

Além disso, a cirurgia íntima, sobretudo com fins estéticos, também é feita para rejuvenescer a vagina, com branqueamento genital. Assim como para redução do prepúcio do clitóris para que fique mais exposto e, então, ofereça mais prazer. Ou, por fim, colocação de um novo hímen, de modo que a mulher “volte” a ser virgem.

 

Portanto, por razões médicas, a cirurgia íntima é realizada para redução do tamanho da vagina quando, afinal, a região fica frouxa após o parto. Além disso, quando há alteração dos genitais que interferem na penetração ou então no prazer sexual. Bem como para combater a bexiga caída ou incontinência urinária, a chamada perineoplastia.

 

Pós-operatório

 

Depois da cirurgia é importante, de fato, não ter contato íntimo por cerca de 30 a 45 dias. Além disso, é fundamental repousar por 2 a 3 dias, não fazer exercícios físicos nas primeiras três semanas, bem como fazer higiene íntima com água morna e sabonete neutro. Por fim, é necessário usar roupa íntima de algodão, não esfregar a área e, acima de tudo, fazer compressas frias para combater o inchaço.

A Clínica

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fez residência médica em Cirurgia Geral, e em seguida, formação em Cirurgia Plástica no complexo Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mais prestigiado serviço de cirurgia plástica do Brasil.

Entre em contato

Post Recentes