Correção de Cicatriz

Antes de tudo, as cicatrizes são sinais decorrentes da cicatrização de uma ferida, lesão ou cirurgia. Assim, podem ser discretas e quase invisíveis, bem como de aparência desfavorável caso haja má cicatrização. Elas podem ser corrigidas, principalmente, por meio de tratamentos tópicos simples, procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia. De fato, o procedimento de correção de cicatriz tem o objetivo de minimizar os sinais. E, portanto, deixá-los em um tom mais uniforme com o da pele. Não pode ser completamente apagada, mas traz resultados estéticos favoráveis.

 

A correção de cicatriz é indicada para:

 

  • Cicatrizes largas ou com aspecto ruim;
  • Cicatriz hipertrófica, aquelas elevadas, rosácea, coceira e dor;
  • Cicatriz queloidiana, que também é elevada, violácea, que invade os tecidos vizinhos, com coceira, dor e ardor. Desse modo, continua crescendo e não regride com massagem.

 

Não é recomendado para pacientes que têm dificuldade de cicatrização, assim como infecção ativa na área da cicatriz. Além disso, não deve ser usado por quem faz uso crônico de corticoides ou que têm doenças do tecido conjuntivo.

 

Por isso, o procedimento cirúrgico é feito por meio de incisões em toda a extensão da cicatriz. Ou, de acordo com o caso, um milímetro dentro/fora da marca. Em seguida, o cirurgião retira a cicatriz utilizando bisturi. Dessa forma, são feitos pontos internos absorvíveis e na parte externa pode ser realizado com pontos intra-dérmicos, que ficam totalmente escondidos, ou pontos simples.

 

A duração da cirurgia varia de acordo com o tamanho da cicatriz. Dessa maneira, as pequenas, de até 4 cm, levam, em média, 30 minutos; as maiores, entre 4 e 15 cm, podem demorar até uma hora.

 

No pós-operatório, a cicatriz demora, em média, um ano para maturar. Por isso, pode ser necessário utilizar pomadas, cremes ou compressão local, segundo orientações médicas. Além disso, o paciente pode apresentar inchaço, descoloração e desconforto local no início. Mas os sintomas podem desaparecer após uma ou duas semanas.

 

Portanto, é fundamental o acompanhamento com o cirurgião plástico durante a recuperação, para, assim, monitorar e orientar os cuidados que devem ser tomados.

A Clínica

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Entre em contato

Post Recentes