Abdominoplastia: Como meus músculos ficam após a cirurgia? E a cicatriz, é muito grande?

Abdominoplastia: Como meus músculos ficam após a cirurgia? E a cicatriz, é muito grande?

Muitos acreditam que a cirurgia deixa os músculos mais fortes e rígidos, mas não é bem por aí… A Abdominoplastia “costura” os músculos para fechar o espaço formado pela diástase.
Mas antes de continuarmos, vamos fazer uma pausa para falarmos um pouco sobre a diástase: o que é? Ela nada mais é que o distanciamento dos músculos retos do abdômen. Músculos esses que fazem aqueles gominhos do abdômen malhado, sabe?
Geralmente, esse problema acontece com mulheres no pós-parto. Mas os homens são acometidos também, por conta de excesso de peso e de exercícios abdominais praticados de maneira errada.
A diástase aparece como dor nas costas e pernas, e também incontinência urinária. Portanto, tratá-la é muito mais que questão estética. E aí entra a cirurgia indicada para tratá-la: a abdominoplastia.
Voltando então ao nosso tema central, a abdominoplastia não fortalece os músculos. Para isso, é preciso praticar muita musculação, quando permitida pelo seu médico. Em alguns casos, pode acontecer dessa costura rasgar ou afrouxar em pacientes que engravidam ou ganham muito peso logo após a cirurgia. Por isso, o ideal é seguir as restrições de seu cirurgião plástico, comparecer às consultas marcadas e, quando for liberado pelo médico, praticar atividades físicas.
Agora, um ponto bastante questionado: e a cicatriz, como fica?
Normalmente, é realizada uma incisão na parte de baixo do abdômen, região escondida pelas peças de roupa íntima. E o tamanho da cicatriz varia conforme o excesso de pele. Se for até as partes ao lado da barriga, a cicatriz alcança esses locais. Se for algo mais centralizado, a cicatriz lembra o tamanho como de uma cesárea.
Concluindo, somente com consultas e conversas com o seu médico é que o tamanho final da cicatriz poderá ser mensurado. Afinal, a abdominoplastia não é realizada de forma padronizada, e sim de acordo com a necessidade do paciente.
Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais, e acompanhe nossas postagens!