Ritidoplastia e lifting

ritidoplastia e lifting

Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e, assim, a força da gravidade faz com que apareçam sinais visíveis Principalmente no rosto: vincos entre o nariz e a boca, abaixo das pálpebras, rugas, perda de tônus muscular, excesso de gordura sob o queixo e a mandíbula. Bem como outras marcas que deixam a aparência envelhecida. Por isso, para corrigir esses danos, a cirurgia de ritidoplastia ou lifting facial é um procedimento eficaz e muito popular no Brasil. Sobretudo entre as mulheres entre 40 e 60 anos. Portanto, o objetivo da cirurgia é melhorar suas características naturais, rejuvenescendo a face.

 

A ritidoplastia ou lifting envolve quatro conceitos:

 

  • Estiramento: dessa forma, faz com que os tecidos voltem ao seu estado original, pois elimina os excessos de pele e equilibra a tensão muscular;
  • Remodelação: trata áreas que sofrem com o envelhecimento, como pálpebras, nariz e lóbulo da orelha;
  • Preenchimento: compensa a atrofia dos tecidos, diminui rugas e pregas;
  • Regeneração cutânea: por fim, retira a epiderme e derme para que uma nova pele surja jovial e com melhor qualidade.

 

O procedimento de ritidoplastia ou lifting dura, pelo menos, cerca de duas a três horas, com período de internação de 12 a 24 horas. Em alguns casos, cada metade da face é operada em sessões cirúrgicas distintas. Assim, as cicatrizes costumam ser escondidas na linha do cabelo, contorno da orelha ou sob o queixo. Após a incisão, o cirurgião estica a pele para trás e então retira os excessos de pele.

 

No pós-operatório, o paciente deve tomar alguns cuidados como, por exemplo, evitar exposição ao sol por, pelo menos, 30 dias. Bem como usar protetor solar por até seis meses, ficar com a cabeceira da cama elevada, evitar atividades com esforço (trabalho doméstico e exercícios físicos) por, pelo menos, duas semanas; e evitar bebidas alcoólicas. Dessa forma, as atividades rotineiras leves podem ser retomadas após uma semana.

 

No entanto, o tempo de recuperação varia de acordo com o paciente. Nos primeiros dias é comum ocorrer inchaço, mas esse quadro melhora com o tempo. O resultado definitivo deve ser visto, sem dúvida, após seis meses.

A Clínica

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fez residência médica em Cirurgia Geral, e em seguida, formação em Cirurgia Plástica no complexo Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mais prestigiado serviço de cirurgia plástica do Brasil.

Entre em contato

Post Recentes