Miniabdominoplastia

miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica para retirada de uma pequena quantidade de pele e gordura da parte inferior da barriga, entre o umbigo e a região íntima. É indicada, principalmente, para pessoas dentro do seu peso ideal que, de fato, possuem excessos nessa área, flacidez ou estrias. Por isso, é um procedimento semelhante à abdominoplastia, mas menos complexa, com recuperação mais rápida e poucas cicatrizes.

 

Portanto, para passar por esta cirurgia é importante que o paciente esteja bem psicologicamente. Assim como tenha boas condições de saúde e doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, controladas. Assim, não é recomendada para pessoas com obesidade extrema; excesso de gordura visceral; alterações metabólicas, cardiovasculares ou pulmonares; fumantes; entre outros.

 

Afinal, como é feita a miniabdominoplastia?

 

No pré-operatório, o paciente deve ser avaliado pelo cirurgião plástico. Dessa forma, ele irá analisar seu corpo para observar sinais que podem impactar o resultado. Como, por exemplo, histórico de gestações, dietas e exercícios. Além disso, solicitará exames prévios, como sangue, raio-X, urina e eletrocardiograma. A miniabdominoplastia pode durar de uma a duas horas, dependendo do caso e se está associada a outro procedimento, como a lipoaspiração.

 

Normalmente, o paciente está apto a voltar para suas atividades em uma semana. O tempo de recuperação total varia de acordo com o caso, mas os resultados finais costumam ser vistos após 4 a 6 meses.

 

Contudo, alguns cuidados pós-operatórios incluem: evitar exposição solar para que não surjam manchas e usar cinta abdominal durante, aproximadamente, 30 dias. Além disso, é importante evitar esforços no primeiro mês e dormir de barriga para cima nos primeiros 15 dias. Alimentação equilibrada e drenagem linfática para melhorar o edema, bem como evitar o acúmulo de líquidos também são indicadas.

 

Por fim, para manter o resultado é necessário seguir rigorosamente a prescrição médica. Desse modo é recomendado que o paciente não passe por bruscas mudanças de peso e mantenha um estilo de vida saudável.

A Clínica

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fez residência médica em Cirurgia Geral, e em seguida, formação em Cirurgia Plástica no complexo Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mais prestigiado serviço de cirurgia plástica do Brasil.

Entre em contato

Post Recentes