Mentoplastia

mentoplastia

É a cirurgia plástica realizada para tratar o formato do queixo, tanto para aumentar quanto diminuir a região. Por isso, pode ter finalidade estética ou então quando há dificuldade de mastigação e respiração. Portanto, para realizar a mentoplastia, antes de mais nada é preciso analisar o rosto do paciente por completo. Dessa forma é possível observar a forma da mandíbula e se, afinal, há desarmonia facial.

 

Existe uma relação entre o nariz e o queixo na harmonia do rosto, por isso é comum associar a mentoplastia com a rinoplastia. No entanto o procedimento deve ser realizado somente após os 17 anos de idade, pois é quando os ossos da face já cresceram o suficiente.

 

Assim como a análise facial, o pré-operatório também inclui investigação da história médica e odontológica completas. Assim, o médico irá comparar as proporções de cada parte do rosto. Dessa forma, ele poderá determinar o método mais adequado para que haja equilíbrio.

 

Como é feita a mentoplastia?

 

Na mentoplastia de aumento, por exemplo, é colocado um implante de silicone, enxerto de gordura ou, ainda assim, um novo osso. Portanto, podem ser inseridos por meio de uma incisão na parte inferior do queixo, bem como por dentro da boca. Além disso, o tipo de anestesia deve ser combinado entre o paciente e o cirurgião.

 

Então, no caso do implante, o procedimento, normalmente, tem duração de uma hora. Mas, se for avanço ósseo, o tempo se eleva para uma hora e meia a duas horas.

 

Contudo, nos primeiros 10 a 14 dias de pós-operatório é comum que a região do queixo fique inchada. Depois que o período de repouso passa, o paciente pode, enfim, retomar suas atividades rotineiras. Entre os cuidados que devem ser tomados estão, por exemplo:

 

  • Fazer uma alimentação líquida ou pastosa nos três primeiros meses (ou de acordo com a indicação do médico);
  • Evitar fazer esforço;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Suspender o tabagismo, desde o pré-operatório;
  • Dormir com a cabeceira da cama levantada;
  • Reforçar a higiene oral com soluções antissépticas;
  • Indicado fazer drenagem linfática no pescoço para diminuir o inchaço;
  • Fisioterapia, com liberação médica, para estimular a movimentação da articulação da mandíbula e melhorar a mastigação.

A Clínica

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fez residência médica em Cirurgia Geral, e em seguida, formação em Cirurgia Plástica no complexo Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mais prestigiado serviço de cirurgia plástica do Brasil.

Entre em contato

Post Recentes